Damas e Cavalheiros: liguem os motores!
E é caso para dizer: finalmente. Está na hora de vermos pilotos e máquinas brilharem no arranque da temporada 2021 do Campeonato de Montanha JC Group.
Depois de ter tido honras de fecho na temporada passada, o Clube de Motorismo de Setúbal é agora anfitrião da prova de abertura desta nova época, assinando a 30ª edição da Rampa PÊQUÊPÊ Arrábida. Fernando Matias, o líder da agremiação setubalense, enfatiza "a enorme satisfação que sentimos por ter conseguido, com um tremendo esforço por parte do clube da autarquia de Setúbal e dos nossos patrocinadores, erguer mais esta edição. Foi muito difícil, mas está tudo preparado para proporcionarmos um excelente fim-de-semana, sendo enorme a nossa satisfação por uma vez mais, contar com uma lista de inscritos extraordinária!".
Muitos e bons: as lutas pelo domínio vão ser acesas!
Na categoria Protótipos, são cinco os "guerreiros" que estão preparados para uma batalha épica. José Correia (Osella EVO 2 - PA 30) inicia na Arrábida a defesa do título que brilhantemente conquistou em 2020. O piloto e patrão do JC Group Racing Team terá opositores ferozes na dupla de pilotos da NJ Racing, que incluiu o vice-campeão de 2020 António Rodrigues (BRC CM 05 EVO) e o regressado Nuno Guimarães (SilverCar S2), o sempre veloz Hélder Silva, que volta a confiar no potente BRC BR 53, cabendo ao consagrado Joaquim Rino a grande novidade desta categoria: o piloto adquiriu um BRC B49 EVO e vem "com tudo" para o campeonato, assumindo ambição de o discutir taco a taco.
A Categoria GT conta com "os suspeitos do costume". Regressam assim os grandes duelos de 2020, entre Vítor Pascoal (Porsche 991 GT3 Cup), Pedro Silva (Porsche 997 GT3 Cup) e Pedro Marques (Porsche 991 GT3 Cup). Pascoal quererá defender o seu título, cabendo a Silva e a Marques tentarem destronar o campeão. Pela amostra da época transata, iremos ter corridas muito discutidas.
É na Categoria Turismo que temos a grande "revolução" no regulamento do CPM JC Group. São agora três as Divisões onde os carros desta Categoria se inserem.
A Divisão 1 é reservada aos carros de quatro rodas motrizes e tem na Arrábida quatro protagonistas. Luís Nunes, campeão nacional em título da categoria, volta a confiar no potente Ford Fiesta ST R5 para repetir a dose de 2020, sendo certo que terá pela frente adversários de grande valia.
Na sua divisão, destaque para o regresso de José Pedro Gomes (Opel Astra OPC) e para a novidade da estreia do leiriense António Cruz Monteiro, aos comandos de um Peugeot 208 R5 T16. Ao trio junta-se Daniela Marques (Subaru Impreza), também ela felizmente de regresso às lides da Montanha.
A Divisão 2 esta reservada aos carros de duas rodas motrizes, com motores de cilindrada superior a 2000cc. São 5 os inscritos e entre eles destaque para Joaquim Teixeira (Cupra TCR) que, para além do favoritismo na sua divisão, é um "player" a ter em conta na luta pelo título da categoria, tendo sido vice-campeão na época transata e disputado o cetro até ao fim.
Também em Cupra TC, Manuel Sousa vai continuar a sua evolução, a exemplo do que sucederá com José Carlos Pouca Sorte (BMW M3). Está também de volta o AudiRS3 LMS de Paulo Silva, ficando a lista completa com Frederico Formiga, num Fiat Stilo JTD.
Finalmente, na Divisão 3, onde correrão os carros de duas rodas motrizes, com motorização até 2000cc, apresentam-se 7 pilotos na contenda.
Alberto Pereira, que foi campeão nacional em 2020, então conquistando o primeiro título Legends de Montanha, apresenta um Honda Civic Type R e, pela sua competitividade, assume claramente a posição de candidato, indo medir forças com outros nomes fortes da modalidade, entre os quais Parcídio Summavielle, sempre rápido aos comandos do Renault Clio R3 e de Sérgio Nogueira, o experiente bracarense que volta a confiar no Renault Clio RS, carro também escolhido pelo regressado Carlos Silva.
Trevor Strecht (VW Golf MKIII) estreia-se nestas lides, onde também quer brilhar o fafense Cláudio Batista, aos comandos de um Citroen DS3 R1.